domingo, 6 de novembro de 2011

This is not a film



Ontem, por ter ganho bilhetes, fui ver o "This is not a film" do Jafar Panahi ao cinema. Não consegui ir ao DocLisboa vê-lo pelo que veio mesmo a calhar. Não sabia muito sobre o homem, apenas li uma vez um artigo sobre ele na Ípsilon e fiquei logo com vontade de fazer parte desta causa, nem que fosse apenas por ver o filme. Sabia que seria mais ao estilo documentário mas ainda assim não sabia bem o que esperar.
Confesso que após os primeiros minutos achei que seria aborrecido, receei que tivesse pouco conteúdo e que não passasse de uma câmara a seguir um homem enquanto este fazia a sua vida diária. Mas não, nada disso. Para além de ter achado completamente brilhante, não quis que tivesse acabado. Ao aparecerem os créditos finais a minha primeira reacção foi "nãooo, eu quero saber o resto da história!!".

Acaba por ser uma história triste, e dada a minha área profissional faz-me questionar muitos aspectos, mas é impossível não me sentir inspirada por ele. Ele só quer filmar e não o deixam, mesmo assim faz o que pode com o pouco que tem, e torna-o genial. Faz-me pensar na quantidade de coisas que quero fazer e que posso mas não faço por medo ou pura preguiça. É um filme que nos faz apreciar a liberdade com que fazemos os actos mais banais, como sair à rua com uma câmara na mão.

Sem comentários: